segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mensagem Oculta no quadro "O Velho Pescador"

Mensagem Oculta no quadro "O Velho Pescador"

Como sabemos a arte é a maior dádiva da humanidade, porém existem muitas controvérsias em torno de algumas obras de arte. 

Conheço esse quadro desde minha infância, já que era obcecado em observar as obras de arte nos livros, principalmente nos de história. Porém o mesmo guarda um segredo que poucos imaginam e muitos chamam de mensagem subliminar, nesse caso eu chamaria de mensagem oculta proposital.

Esse pintura acima foi realizado pelo pintor Tivadar Csontvary Kosztka, a mesma é intitulada de "O Velho Pescador", e a primeira vista mostra um homem idoso com traços bem definidos e uma paisagem ao fundo que pode ser interpretada de diversas formas.

Isso não é o que torna a obra de certo modo sombria, mas uma mensagem oculta deixada pelo autor que só foi descoberta depois de sua morte.

Um espelho colocado no meio da tela mostra duas faces diferentes: Deus (se o ombro direito do velho é refletida) e do diabo (se refletir o ombro esquerdo).

Mensagem Oculta no quadro "O Velho Pescador"


Quem desconfiaria que uma simples pintura como essa traria algo tão relativo e paralelo?

 Se observarmos bem, o idoso na pintura original se mostra bastante pensativo, e com uma análise mais a fundo, em meu ponto de vista, ele pode retratar a humanidade, velha, experiente e dual.

De qualquer maneira o bem e o mal não passam de duas faces da mesma moeda. E que a a pintura foi muito bem planejada e produzida, não podemos negar!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Todos temos dois lados, bom e ruim, certo e errado, honesto e desonesto, enfim, cabe a nós pra qual lado vamos pesar, gosto de usar a metáfora de que a vida é uma corda bamba entre a dualidade, e é preciso equilibrar-se para seguir em frente e manter a razão!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sua análise é bem interessante, sobre a dualidade dos sentimentos humanos. Viva a arte, que nos faz chegar a estas e outras observações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado do artigo AFidellis, todos possuímos um pouco de luz e trevas dentro de nós, a dualidade está presente em todas as coisas, porém, não como a unidade!

      Excluir

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...