terça-feira, 1 de março de 2016

Bloodwoood - Descobriram algo estranho ao cortar essa árvore


A natureza pode ser bastante bizarra e tão peculiar quanto bela, a verdade é que somos acostumados a vê-la quase sempre agindo da mesma forma, e no mesmo tempo, que quando revela algo diferente causa espanto e curiosidade.

Por exemplo, todo mundo sabe que quando estamos na estação do ano verão o calor é mais intenso, ou que cobras assustadoras se arrastam no chão, o que seria uma grande surpresa se algum dia alguém encontrasse uma cobra voadora.

Mas apesar de quase sempre a natureza repetir o mesmo ciclo comum que todos conhecem, as vezes ela nos faz uma pequena surpresa um tanto fora do cmum, pois ninguém foi responsável por tal surpresa, apenas ela, toda cheia de mistérios e encantos. 

A natureza nunca para de fascinar, é a forma real do nosso planeta.

Mas o que dizer das árvores? Elas que fazem parte da natureza e são tão essenciais para a sobrevivência dos animais e humanos, já que transmitem o oxigênio que respiramos.

As árvores apesar de serem essenciais, são muitas vezes esquecidas e pouco valorizadas. Porém, essa árvore encontrada na África, não passa por despercebida, ela se destaca com uma característica bastante assustadora e curiosa



Esta é a árvore Kiaat da África do Sul. A primeira vista parece uma árvore perfeitamente normal para o lugar, como qualquer outra.


O incomum dessa árvore é o simples fato dela "sangrar" ao ser cortada.

É por isso que o nome mais conhecido dessa árvore é “bloodwood” ou “madeira sangrenta”.


Mas é óbvio que o fluído que escorre da árvore não é exatamente sangue, a tonalidade da seiva é bastante parecida com sangue, o que trás a fama de ser uma "árvore que sangra". 

Podemos interpretar tal seiva como sangue, afinal, desde que pegamos em nosso primeiro livro de ciências fica claro de que todas as plantas são listadas como seres vivos, afinal elas se alimentam, sentem sede e dão frutos, assim como os seres humanos, além de transmitir o oxigênio que esses respiram, então ao cortar uma árvore você está a matando, e tudo que morre sangra.


Apesar da aparência vermelha, textura grossa nada agradável que lembra muito o sangue humano, a seiva desta árvore é bastante útil. Ela é usada para aliviar problemas de estômago, dores de cabeça, dores de ouvido e até mesmo sangue na urina, algo irônico.

A mesma não é útil apenas para a saúde, é ótima para construção de casas, móveis e barcos (assim como muitas árvores). Sendo essa muito forte, fácil de trabalhar e não é afetada pela água.

Essas tantas utilidades da bloodwood, acabam colocando a árvore em extinção, afinal o desmatamento é algo comum, todos conhecem os danos causados pelo mesmo, então não precisa dizer mais árvores são cortadas do que nascem, tornando assim a espécie em extinção.


Isso sem falar que a extinção dessa árvore afetará gravemente a população da Tanzânia, já que os habitantes utilizam muitos dos recursos fornecidos por essa curiosa e importante planta.


Adaptado por David Alves Mendes, de Hottfeed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...