domingo, 13 de maio de 2018

DANTE 01 - Prisão Espacial

 dante 01, prisão espacial, filmes ficção científica, análise de filmes

"Tudo começou no fogo, no fogo primitivo, no fogo do inferno. Como na garganta do dragão, como em um conto de fadas. Não só aprendemos, com os contos de fadas, que dragões existem... mas que podem ser derrotados."

Em seu terceiro longa, DANTE 01, lançado em 2008 na França, o diretor Marc Caro nos trás uma ficção científica bem louca juntamente com o produtor Richard Grandpierre, a trama se passa em um futuro desconhecido; Mais especificamente em uma estação espacial que orbita um planeta em chamas chamado Dante, a nave detém perigosos criminosos e doentes mentais que são sujeitos à experimentos.

A tal estação tem sua rotina alterada quando dois novos habitantes chegam à nave: Elisa (uma psico-geneticista) e um prisioneiro sem nome (apelidado de São Jorge) que possui incríveis poderes e habilidades psíquicas.

Quem comanda a estação é um sujeito chamado Charon, que está sempre monitorando tudo e dando ordens juntamente com sua parceira Perserphone,  especializada em psicologia criminal.

O objetivo central ali é realizar experimentos nos prisioneiros, com o intuito de obter avanços em seus estudos e, de certa forma, "curar" os prisioneiros.


Perserphone usa de métodos de observação comportamental, costuma observar como os prisioneiros interagem entre si através das câmeras de vigilância, dentre outros meios, esses que se mostram ineficazes com o passar do tempo.

Logo seus métodos são substituídos pelos de Elisa, no caso, bastante pragmáticos, consistindo basicamente em nanotecnologia, ela busca usar programas inteligentes que neutralizam disfunções cromossômicas, em outras palavras, ela visa consertar o DNA dos prisioneiros através de um tipo de mutação biopsíquica.

Normalmente eles sedam os prisioneiros utilizando gás e retiram amostras de seu sangue para, em seguida, realizar experimentos, injetando algo (que não fui capaz de identificar o que) em seus organismos, creio eu que se trate de um vírus que se implanta e se espalha na corrente sanguínea.

dante 01, prisão espacial, filmes de ficção cientifica, ficção cientifica, experimentos com humanos


"Dizem que nos portões do inferno está escrito: "Abandonem todas as esperanças vós que aqui entrarem".

Vale ressaltar que o longa é divido em três partes intituladas de círculos.

São Jorge (o prisioneiro novato, vou chamá-lo de SJ) tem habilidades excepcionais, quando a câmera adquire um ângulo em primeira pessoa, mostrando sua visão, podemos perceber que ele não enxerga a realidade de uma forma normal, é como se ele enxergasse as energias fluindo. 

Sem falar de seus delírios constantes no filme e sua admirável capacidade de curar a si mesmo e aos outros.

Ele foi levado, por Elisa, até aquela nave por motivos especiais, estava tudo predestinado, não é a toa que sua presença ali causou bastante desordem.

Em uma das cenas, vemos SJ mergulhando em um tanque cheio d'água, e permanecendo submerso, naquele momento eu já liguei os pontos, em uma cena anterior quando os comandantes soltaram o gás para sedar os prisioneiros, alguém pergunta se aquilo era suficiente para deixá-los inconscientes, e um dos personagens responde: "É mais que suficiente, a não ser que eles consigam prender a respiração por dez minutos".

SJ consegue muito mais que isso.

dante 01, filmes ficção cientifica, dicas de filmes, filmes online

No decorrer dos círculos (partes) do filme nos deparamos com situações diferentes, a primeira chamarei de Gênese (o princípio de tudo), a segunda intitularei como Despertar (quando fatos começam a se revelar), o terceiro e ultimo círculo intitulo como Apocalipse (a batalha final após a revelação divina ter sido dada ao profeta, o ponto clímax do filme onde tudo é revelado - e não dá pra entender quase nada).

Não irei me aprofundar muito pois não quero dar spoilers desnecessários, meu intuito aqui é falar um pouco sobre o filme e quem sabe instigar a curiosidade de vocês, leitores, os fazendo assisti-lo e tirarem suas próprias conclusões a respeito do mesmo.

Algo de interessante que notei assistindo DANTE 01 foram os nomes dos personagens, bastante simbólicos e referentes a mitologia, creio que isso tenha sido feito propositalmente pelos roteiristas a fim de tornar a personalidade dos personagens mais marcante. 

Temos os dois seguranças da nave (chamados Cer e Berus - se liga na referência), um psicótico viciado em matar (conhecido como Buddha - ironicamente), temos também nossa querida Perserphone (referência à filha de Zeus, deusa da agricultura), isso sem falar de outros prisioneiros com nome míticos, como: Moloch (entidade cultuada no Oriente Médio e na península arábica, visto pelos cristãos como um demônio) e Lazarus (aquele que foi ressuscitado por intermédio de Cristo), não esqueçamos Charon (também conhecido como Caronte, ele é o barqueiro de Hades que carrega a alma dos recém-mortos na mitologia grega).

No mais, DANTE 01 é uma obra de ficção científica com uma mensagem a passar, no entanto cada telespectador a interpreta à sua maneira.

Por fim, aconselho que assistam e interpretem-o a sua maneira, caso o faça, sinta-se livre para expressar seu ponto de vista a respeito da obra abaixo nos comentários. Fiquem com o trailer do filme, o mesmo está com o áudio em francês e sem legendas, porém apenas visualmente já é possível perceber um pouco do que rola durante a trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...