quarta-feira, 15 de maio de 2019

Internet pode ultrapassar limite e sofrer falha mundial ainda em maio

Internet pode ultrapassar limite e sofrer falha mundial, world wide web, tecnologia, notícias

A internet como um todo pode sofrer com uma falha mundial neste mês de maio. O erro é chamado por especialistas de “768k day”, o dia em que os roteadores podem atingir seu limite, resultando em falhas de conexão, lentidão ou até corte total de tráfego. O problema não acontece em roteadores domésticos, mas nos de empresas de transmissão de dados, criando tais cenários.


Roteadores têm um mapeamento de dados chamado de tabela de rotas. É com ela que os equipamentos sabem exatamente para onde guiar o tráfego, ligando uma rota para cada conexão. O ponto é que essa tabela tem um limite.


Em 2014 houve um problema semelhante, quando tais tabelas eram limitadas a 512 mil entradas nos roteadores. Por conta desse limite ter sido alcançado na época, houve uma atualização, subindo o limite para 768 mil entradas. Por isso, o dia do novo erro é chamado de "768k day".

As empresas não têm como informar quando isso vai acontecer, já que elas têm acesso apenas às suas rotas dentro desta tabela. Contudo, as estimativas apontam que um novo limite deva ser alcançado ainda em maio.


Em 2014, isso resultou em falhas sérias, como apagão em linhas de telefone e conexão de internet, sobretudo no estado de São Paulo. Entretanto, isso aconteceu por conta de tecnologia antiga, o que especialistas acreditam que não deva ser tão grave agora em 2019.



Posso ser afetado?

Internet pode ultrapassar limite e sofrer falha mundial, world wide web, tecnologia, notícias

Essa é uma pergunta sem resposta. A suposição é de que empresas com roteadores mais antigos e até provedores de internet menores devam sofrer consequências maiores com o limite alcançado. Isso porque a falta de investimento em tecnologias mais novas é o grande gargalo para a possibilidade de apagão.

Infelizmente, não há nada que você, usuário, possa fazer para evitar esse problema, além de, talvez, checar com a sua operadora se ela está preparada para esse limite. A boa notícia é que a tecnologia avançou tanto nos últimos cinco anos que a possibilidade de isso acontecer em grandes empresas é bastante pequena.

Ainda, especialistas acreditam que 2019 seja o último ano em que esse limite seja alcançado, já que roteadores mais novos contam com uma taxa tão maior de conexões que é praticamente impossível que atinjam um novo limite.


Adaptado de: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...