segunda-feira, 3 de junho de 2019

Iluminados de Thanateros [IOT] - quem são?

Caosfera, Estrela do Caos, Illuminate of Thanateros, Iluminados de Thanateros, IOT, Magia do Caos, Ocultismo

The Illuminates of Thanateros (Os Iluminados de Thanateros) trata-se de uma organização mágica internacional que se concentra no trabalho prático de grupo voltado a magia do caos. A ideia foi anunciada pela primeira vez em 1978, enquanto a ordem propriamente dita foi formada em 1987. Esta sociedade mágica fraterna tem sido uma influência importante em algumas formas de ocultismo moderno.

O nome "Thanateros" é uma combinação dos nomes "Thanatos" e "Eros" - os deuses gregos da morte e do amor/sexo, respectivamente. A ideia é que o amor/sexo e a morte representam os métodos "positivos e negativos" de atingir a "consciência mágica". A palavra "Ilumina" é usada de acordo com a tradição reivindicada de chamar tais sociedades - nas quais aqueles que dominam os segredos da magia ajudam a trazer outros a maestria - "os Illuminati ".

Seu nome formal é O Pacto Mágico dos Iluminados de Thanateros, que geralmente é encurtado para "o Pacto".


 Deixarei logo abaixo um texto explicando mais a fundo sobre do que se trata a organização, texto esse escrito por Peter Carroll, um praticante da magia do caos, tendo publicado diversos livros (se tornando referência) sobre o assunto além de ser um co-fundador da IOT, depois farei uma matéria dedicada apenas a essa personalidade bem importante para a "cena caótica".

[...]

Illuminate of Thanateros, Iluminados de Thanateros, IOT, Magia do Caos, Ocultismo, Peter Carroll, Caosfera, Estrela do Caos


Texto de: Peter J. Carroll

"Em 1976, num depósito abandonado de munição sobre uma montanha em Rhineland, dois magistas, um inglês, outro alemão, anunciaram a formação da ordem mágica com a celebração de uma missa caótica na companhia de 12 outros magistas associados.

Logo que saímos da montanha, um tornado passou exatamente naquela área. Isso não era nada mais do que um pequeno presságio do que estava por vir.
Nós deixamos a montanha com a idéia fixa de formar uma ordem como nunca havia existido antes, que quebraria com o molde existente e seria um veículo para a Magia do Caos. Um ano depois, alguns de nós nos encontramos num esplêndido castelo austríaco e formalmente nos unimos no Pacto Mágico dos Iluminados de Thanateros, usando como estrutura a simples base de quatro graus e cinco ofícios, que eu dividi em tempo hábil. Desde então, o pacto tem invocado um variado vendaval de criatividade, e uns 16 templos no UK, Alemanha, Áustria, Suíça, Austrália e EUA.

O encontro de todos os membros é realizado anualmente, às vezes, no mesmo castelo original. É sempre uma incrível experiência, durante a qual uma grande quantidade de trabalhos são realizados.

Ao dividir a estrutura, eu tentei superar os erros de ordens previamente estabelecidas, como a Golden Dawn e da Ordo Templi Orientis. Uma certa divisão de trabalho é essencial, apenas, para assegurar que as pessoas se responsabilizem por uma organização, que precisa ser organizada. Talvez isso pareça um absurdo para uma ordem na base
uma ou poucas pessoas, adotando a regra de um grande guru todo poderoso. Sua sinceridade deve eventualmente ser invocada, e estes tipos de organizações não gostam de avançar em quaisquer idéias com as quais eles não começaram.


Crowley teve que romper com a G.D. para fazer sua própria contribuição para a magia, e Austin Spare teve que romper com Crowley, por sua vez. Este processo é uma estúpida perda de tempo e energia. Qualquer ordem contemporânea que deseje manter-se viva, requer uma estrutura excitante e inovadora ou, ao menos, uma comunicação direta que possa sobreviver em contato com qualquer ideologia dogmática. Uma hierarquia rígida e ensinamentos e crenças fixos destruiriam o espírito criativo, rapidamente. Deste modo, no Pacto, os templos individuais, que são as unidades básicas, experimentam quaisquer tipos de ensinamentos, rituais e idéias que quiserem, e compartilham resultados e inspirações por cartas informativas, revistas, um sistema computadorizado de correio eletrônico, visitas inter-templos e encontros anuais. Há, desta forma, uma seleção natural de idéias. Técnicas, encantamentos e rituais, que se descobre serem realmente úteis, passam a ser usados, substituindo o material antigo. Os membros que entram no pacto fervilhando de idéias são encorajados a pô-las em prática


no pacto fervilhando de idéias são encorajados a pô-las em prática, imediatamente. Naturalmente, numa organização como esta, há menos ênfase à disciplina do que ao entusiasmo e à criatividade. O Pacto está mais interessado naqueles que experimentam a magia como uma coisa viva, do que naqueles que meramente seguem regras. Na realidade, o único poder que o Pacto reserva sobre seus membros é o direito de expulsão de membros extremamente não fraternos ou que possam trazer algum tipo de perigo para o Pacto. O Pacto possui dois objetivos, o primeiro é a busca do grande trabalho mágico e o prazer e proveito concomitantes nesta jornada. E, em segundo lugar, agir como uma força psico-histórica na batalha pelo pandemônio.

Para atingir completamente o primeiro alvo, nós utilizamos as facilidades de comunicação para trabalharmos juntos e desenvolvermos nossa própria magia, através da troca de idéias e informações. Esotéricos devem, também, ser divertidos. Se você não se diverte fazendo magia, provavelmente você está fazendo algo errado. Os proveitos são completos, sejam quais forem as recompensas trazidas pela própria magia. Não há uma associação paga e o encontro anual do Pacto é livre e composto de seminários e exercícios que alguns membros reservam do grande público, junto com qualquer membro que deseje assistir. A grandiosa expressão “Psico-histórica”, agindo na batalha.

pelo Aeon, consiste, meramente, na divulgação da filosofia do paradigma mágico onde pudermos, por palavra dita ou escrita. De qualquer forma ocasionalmente utilizamos atos mágicos para dar continuidade ao movimento. As técnicas mágicas e filosóficas do Pacto são, principalmente, de inspiração Caoista. A Magia do Caos convoca para uma concentração de mecanismos atuais de trabalho para planejamento de atos de evocação, adivinhação, encantamentos, invocações e iluminação. As técnicas e as intenções são o mais importante para o sucesso mágico. As técnicas mais importantes são aquelas que se ajustam às crenças subconscientes. Crenças subconscientes controlam tanto você e os outros quanto o mundo.

Contanto que isto não seja esquecido, pode-se estruturar um ritual ou um encantamento com qualquer forma ou simbolismo, do Tantra Tibetano ao “Icelandic Runelore”. E, de qualquer forma, onde mais, além do Pacto, poderia se encontrar mecanismos experimentando magia sexual rúnica?

Bem, talvez você possa dar outros exemplos, agora eu digo que a aproximação eclética tornou-se mais perversa no esoterismo.

Insights e idéias são, agora, aproximadas desavergonhadamente de uma tradição para outra, mas é assim que deve ser, e a Magia do Caos encoraja a meta-tradição que traz tudo que é efetivo de todas as tradições, para criar uma mistura explosiva.

Bem, qual o propósito da grande obra mágica, por que se formou o tecno-xamanismo, Goetia Tântrica, Greco-Egípcia ou física quântica? Podemos fazer com que trabalhem para nós mesmos?

Existem mundos dentro de nós, e o universo é infinitamente mais misterioso, tenho certeza, do que todas as nossas teorias juntas. Espero que o Pacto produza alguns dos explosivos que nos propulsionam um pouco mais adiante dentro destes estranhos domínios. Eu não tenho idéia de como vai ser o encontro do Pacto este ano, exceto que lá estarão magistas de várias terras sentados em círculo, prontos para oferecerem suas especialidades em tudo que diz respeito ao esoterismo, de budismo até magia norueguesa e aplicação matemática do Caos, junto com Voodoo e magia do gelo. Nós temos a tecnologia e somos loucos o suficiente para usá-la!"

[...]

Vale relatar que o site da IOT está no ar com suas diretrizes, algumas explicações básicas e a possibilidade de afiliação (o pacto).

Você pode clicar aqui para acessar e conferir o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...