segunda-feira, 17 de junho de 2019

Curiosidades da Segunda Guerra Mundial que não são contadas na escola - Parte II

Fim da Segunda Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Curiosidades Segunda Guerra Mundial

Como esse texto acabou sendo um especial, achei melhor dividi-lo em duas partes para ajudar na leitura e compreensão de vocês, meus caros leitores! Desta vez acabamos dando enfoque a duas das curiosidades da Segunda Guerra Mundial de que mais gosto!

A primeira sobre uma figura central e muito forte do lado dos aliados, e que acabou ajudando e muito na Primeira Vitória Aliada, sobre a máquina de guerra Nazi, que até aquele momento era considerada invencível! 

A segunda é justamente sobre a essa Primeira Vitória e de alguns fatos muito interessantes sobre ela. Inclusive a banda de Heavy Metal, Iron Maiden, fez uma música sobre essa vitória épica, aonde:

 "Muitos nunca deveram tanto, a tão poucos". 


Façam uma boa leitura!


Winston Churchill Previu o Ataque Nazista

Winston Churchill, Nazismo, Segunda Guerra Mundial, História

Costumo dizer que “Para tempos difíceis, precisamos de Homens Fortes”. Este é o caso do primeiro ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial, o grande Winston Churchill. Mas o que muita gente não te conta, é que naquela época o mundo inteiro contava com certa, digamos que “afabilidade” com os ideiais nazistas.

Coisas como Eugenia, racismo e ultranacionalismo eram “viés de regra” não só para os intelectuais, mas para a maioria dos grandes cientistas da época. Chego a dizer que se tinha “admiração” pelo III Reich. Mas… um “certo alguém”, num período em que ninguém imaginava o que a Alemanha Nazista chegaria a fazer, tinha Convicção de que ela poderia atacar o resto do Mundo. O nome dele? 

Winston Churchill!

Foi no período que antecedeu o início da Segunda Guerra que Winston Churchill fez críticas ferozes ao nazismo de Hitler, pedindo ao governo da Rainha que se investisse dinheiro em Defesa Militar, verdadeiramente prevendo um possível ataque alemão — que de fato veio a ocorrer contra o Reino Unido e é o próximo tema.

Winston Churchill, Nazismo, Segunda Guerra Mundial, História

Ironicamente ele foi acusado de “belicista”, mas muitos historiadores dizem que foi essa previsão que o fez ser eleito como primeiro-ministro nove meses depois do ataque Nazista sobre a Polônia em setembro de 1939 — que foi o que acabou levando a Inglaterra à guerra contra a Alemanha por ela ter tratados de defesa com a Polônia.

O que a Wikipedia (e quase ninguém) conta é que essa insistência de Churchill em preparar a defesa de sua Nação contra um possível ataque Nazi, foi um dos principais motivos que fizeram com que a Grã-Bretanha lograsse a Primeira Vitória dos Aliados contra os Nazistas. Fato que aconteceu nos céus da Inglaterra em 1940 — que como já antecedi é o próximo assunto que vamos abordar.

Fonte: Wikipedia – Winston Churchill [Link]



Britânicos Resistem ao Ataque Nazista

Hawker Tempest, Segunda Guerra Mundial, BlitzKrieg, Nazismo, Luftwaffe, Winston Churchil, RAF, Royal Air Force

Estamos falando de uma época que a Máquina de Guerra Alemã era simplesmente invencível. Suas táticas de BlitzKrieg (ataque relâmpago) eram arrasadoras e boa parte da Europa Ocidental já havia caído, então, resistir a uma ataque da poderosa Luftwaffe (Força Aérea Alemã) parecia IMPOSSÍVEL.

Mas lembram-se do tal Winston Churchill que havia pensando no fato da Alemanha Nazi atacar? É meus bons amigos… o ataque alemão (apelidado de Blitz) começou em 10 de julho de 1940 contra os aviões da RAF (Royal Air Foce) nos céus da Inglaterra.

Segunda Guerra Mundial, Inglaterra, Mapeamento da Guerra, BlitzKrieg, Nazismo, Luftwaffe, Winston Churchil, RAF, Royal Air Force, Hawker Hurricanes, Supermarine Spitfires

Mapeamento da Guerra na Inglaterra

No começo do conflito os alemães dispunham de 1290 caças (Messerschmitt Bf 109 e Bf 110) contra os 591 Hawker Hurricanes e Supermarine Spitfires ingleses (muitos dizem que os Hawker foram os que mais realmente batalharam, apesar dos Spitfires serem os + famosos e melhores caças ingleses à época).

Os Nazi esperavam dizimar a RAF — eles tinham mais que o dobro de caças comparado aos ingleses. O que aconteceu? Em maio de 1941 os alemães partiram em retirada — os ingleses perderam 900 aviões e a Luftwaffe 1.500! Foi um desastre, e eu diria que o Primeiro Grande Falhaço Nazi na Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial, Bombardeio em Berlim, BlitzKrieg, Nazismo, Luftwaffe, Winston Churchil, RAF, Royal Air Force,

Aspecto de uma das ruas de Berlim após o bombardeio

Para completar, em 25 de agosto de 1940 os Ingleses bombardearam Berlim, como um ato de “vingança” — sendo o primeiro bombardeio à capital alemã! O ataque à Berlim foi a nível psicológico — e muitos historiadores dizem que ali, a Alemanha Nazi perdeu possíveis aliados na guerra (porque afinal, a Inglaterra não estava nada, nada, perdida).


ACES HIGH - ÁSES DA ALTURA

Composição por: Steve Harris

Lá vai a sirene que avisa do ataque aéreo
Então vem o som das armas disparando fogo antiaéreo
Saindo na confusão, nós temos que tomar os aviões
Temos que decolar para o ataque iminente
Pular na cabine e ligar os motores
Remover as travas das rodas, não há tempo a perder
Tomando velocidade enquanto avançamos pela pista
Temos que decolar antes que seja tarde demais
Correndo, disputando, voando
Rolando, girando, mergulhando, indo de novo
Correndo, disputando, voando
Rolando, girando, mergulhando
Correr, viver para voar, voar para viver, voa ou morra
(Você não vai... ?) Correr, viver para voar, voar para viver
Ases das alturas
Entrando no tiroteio da formação de bombardeios
Soltar um rajada certeira e então dar a volta
Arremeter, girar e vir por detrás deles
Entrar em seus pontos-cegos e atirar novamente
Inimigos às 8 horas entrando por detrás de nós
Dez ME-109 se escondendo no sol
Subindo e girando nossos Spitfires para encará-los
Indo direto para eles eu disparo minhas armas
Rolando, girando, mergulhando
Rolando, girando, mergulhando, indo de novo
Rolando, girando, mergulhando
Rolando, girando, mergulhando
Correr, viver para voar, voar para viver, voa ou morra
(Você não vai... ?) Correr, viver para voar, voar para viver
Ases das alturas.



Então meus amigos sempre que vocês ouvirem Aces High do Iron Maiden, que no começo da música tem um discurso inflamado do “Homem Forte inglês”, Winston Churchill, lembrem-se que ela conta a história da Primeira Vitória Aliada sobre a Máquina Nazi!

Fontes: Area Militar – Blitzkrieg a ocidente [Link] / Primeiro bombardeamento de Berlim [Link] / Poder Aereo – 75 anos da Batalha da Inglaterra: ‘nunca tantos deveram tanto a tão poucos’ [Link]

Lilya Litvyak, Katya Budanova, Mariya Kuznetsova, Segunda Guerra Mundial, Bruxas da Noite, Nazismo

Ases Lilya Litvyak com 12 Kills alemães (esquerda) e Katya Budanova com 11 Kills Alemães (centro). Ambas morreram em combate. A direita se encontra sua companheira piloto Mariya Kuznetsova.

E então curtiram saber que a música do Iron Maiden Aces High é uma homenagem aos Homens e Mulheres súditos da Rainha, ou amantes da Liberdade, que lutaram bravamente e conseguiram a primeira vitória aliada sobre a máquina de guerra nazista? Sempre que ouço essa música arrepio todo por lembrar dessa história!

Bem, ficamos por aqui, caso não tenha lido a primeira parte da matéria, aconselho que o façam, irei deixar o link mais uma vez para acessarem, 


Adaptado de: A Fonte Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...