quinta-feira, 20 de junho de 2019

Picatrix: o mais antigo livro de astrologia e magia

picatrix, astrologia, magia, ocultismo, livro de magia, livros misteriosos, bruxaria, feitiços, rituais de magia, grimório

No século XIII, o rei de Leão e Castela, Afonso X (conhecido também como Afonso, o Sábio) mandou traduzir para o castelhano e para o latim um misterioso grimório de magia proveniente do Oriente Médio, conhecido como Picatrix. Seu título original é Ghāyat al-Ḥakīm (O Objetivo do Sábio). O manual, cuja autoria é atribuída ao ocultista e sábio árabe Maslama al-Majriti, reúne vários textos sobre astrologia, magia talismânica e numerologia.

A tradução em latim ganhou uma popularidade notável na Europa entre os séculos XV e XVIII. Em suas páginas, é possível encontrar também um compêndio de fórmulas mágicas, nas quais são utilizados ingredientes poderosos como o ópio, o haxixe e outras plantas psicoativas, cujo consumo induziria a estados alterados e favoráveis à clarividência. As versões em espanhol e latim eram as únicas conhecidas entre estudiosos ocidentais até uma edição em árabe ser descoberta por volta de 1920.




No livro, são detalhados vários feitiços que utilizariam a força dos planetas. Um elemento que contribuiu para a notoriedade do Picatrix é o caráter obsceno de suas fórmulas mágicas. Em determinados feitiços, a obra recomenda o uso de sangue, saliva, urina, cera de ouvido e outras secreções do corpo humano. 

picatrix, astrologia, magia, ocultismo, livro de magia, livros misteriosos, bruxaria, feitiços, rituais de magia, grimório

Algumas das ilustrações e anotações presentes no livro


Além disso, o Picatrix tinha a pretensão de explicar como entrar em contato com espíritos poderosos e fazer uso de seus poderes. Os feitiços tinham os mais diversos propósitos, como conquistar o coração da pessoa amada, encontrar tesouros perdidos, proteger os viajantes, ter boas colheitas, expulsar ratos, enriquecer, ter boa saúde e muitos outros. O livro é significativo por ressaltar o eterno fascínio da humanidade por temas ocultos. De acordo com especialistas, a obra influenciou o esoterismo medieval europeu.


Adaptado de: History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...