sábado, 13 de julho de 2019

5 dos mais famosos artistas com anomalias que se apresentavam em Freak Shows


No vídeo acima podemos ver Prince Randian acendendo um cigarro, detalhe: ele não possui braços nem pernas.


Na época em que entretenimento era algo mais artístico do que tecnológico, os circos dos horrores, também chamados freak shows, faziam o maior sucesso! Os mesmos tinham de tudo: mulher barbada; irmãos siameses; homem sem pernas e braços. Ou seja, ali se encontrava todo tipo de absurdo e deformidade mundana. Em uma época em que doenças e deficiências eram vistas como anomalias, o jeito era fazer da própria condição um espetáculo e um meio de vida. Se você não pode "evitar o inevitável", então lucre com ele!



Confira nesse artigo cinco dos espetáculos mais bizarros 

da história dos freak shows:


5. MADAME CLOFULLIA

freak show, circo dos horrores, mulher, barbada, mulher com barba, os irmãos de colloredo, as irmãs de sutherland, prince radian, lucia zarate, madame clofullia

A mulher barbada de Geneva era peludinha desde pequena. Ao que parece, Clofullia já tinha barba aos 8 anos de idade, e aos 14 já fazia apresentações pela Europa. Sua fama ficou ainda maior quando a moça cortou sua pelagem parecida à de Napoleão. Orgulhoso do feito, o Imperador presenteou a mulher barbada com um diamante em retribuição. 

Toda publicidade é bem-vinda, não é mesmo?



4. LUCIA ZARATE

freak show, circo dos horrores, show de horrores, menor mulher do mundo, menor pessoa do mundo, os irmãos de colloredo, as irmãs de sutherland, prince radian, lucia zarate, madame clofullia

Considerada a menor mulher do mundo no século XIX, Lucia Zarate media 67 cm e pesava apenas 2kg, aos 17 anos! A pequena notável também entrou para o livro dos recordes como a adulta mais leve já registrada. 

Ela ganhou a vida viajando pelos EUA e Europa, apresentando-se em shows de horrores. A artista acabou falecendo por hipotermia depois que seu trailer ficou preso em uma nevasca.


3. PRINCE RANDIAN
freak show, circo dos horrores, show de horrores, os irmãos de colloredo, as irmãs de sutherland, prince radian, lucia zarate, madame clofullia


Prince Radian conquistou fama devido à sua deficiência congênita: ele nasceu sem os braços e as pernas. Apesar de todas as inevitáveis dificuldades enfrentadas por sua condição, Prince era praticamente auto suficiente. Seu talento foi reconhecido e em 1889 ele foi chamado para mostrar ao público suas habilidades, tais quais acender cigarros, fazer a barba e até mesmo pintar quadros, como vocês podem conferir no vídeo ao topo desse artigo. 


Ele fazia tudo isso sem ter os dois braços e pernas!



2. AS IRMÃS DE SUTHERLAND

freak show, circo dos horrores, show de horrores, os irmãos de colloredo, as irmãs de sutherland, prince radian, lucia zarate, madame clofullia
Rapunzel, jogue-me suas tranças! Imagine pedir isso a 7 meninas com cabelos trançados medindo 11,27 m. As irmãs de Sutherland ficaram tão famosas por sua cabeleira que todo mundo queria saber qual era a fórmula para manter tamanha cabeleira. Elas compartilhavam o suposto  segredo vendendo um potente tônico capilar que prometia fazer crescer cabelo até em careca! 

Se era verdade, não sabemos, mas elas faturaram cerca de R$ 7,2 milhões com o milagroso produto. Um negócio bastante lucrativo, não?!



1. OS GÊMEOS DE COLLOREDO

freak show, circo dos horrores, show de horrores, irmãos siameses, os irmãos de colloredo, as irmãs de sutherland, prince radian, lucia zarate, madame clofullia

Nascidos no século XVII, os irmãos Colloredo eram gêmeos siameses presos pelo dorso. João Baptista nasceu preso a Lázaro, mas não falava e nem abria os olhos com frequência. Lázaro disfarçava o irmão preso ao seu corpo com uma longa capa, mas acabou ganhando a vida ao exibir a anomalia pelo mundo. 


Lázaro e João foram pioneiros nesse tipo de exibição freak, que ficou mais popular dois séculos depois. Infelizmente não encontrei nenhuma fotografia dos irmãos siameses, passei quase meia hora pesquisando, porém creio que na época a câmera fotográfica ainda não tinha sido inventada, por isso há apenas pinturas e relatos sobre os irmãos.

[...]

Mas e aí, o que vocês acharam desse artigo? 

O politicamente correto diz que é errado exibir anomalias alheias em shows apenas com a finalidade de lucrar com isso, porém discordo, em primeiro lugar pois foram eles quem escolheram trabalhar com isso, em segundo pois ganhavam (e muito) dinheiro com suas apresentações, o que dificilmente conseguiriam em outro emprego.

Não sei vocês, mas particularmente gostaria de ver uma apresentação de um Freak Show, com certeza seria algo bastante memorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...