domingo, 14 de julho de 2019

Índia está preparando sonda para pousar na Lua e buscar sinais de água

india envia sonda para lua, sonda indiana pousará na lua em busca de água, programa espacial indiano, missão lunar indiana, notícias astronômicas, astronomia, Missão Chandrayaan-2, Chandrayaan-2

A missão Chandrayaan-2 parte com o objetivo de analisar minerais, 
mapear a superfície lunar e procurar água.

A Índia quer dar um salto gigantesco em seu programa espacial e solidificar seu lugar entre as nações que exploram o espaço do mundo. O país se prepara para lançar sua segunda missão não tripulada à Lua, destinada a pousar um veículo perto do inexplorado polo sul. 

"Irá com ousadia para onde nenhum país jamais foi", disse a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) em um comunicado.A missão ganhou o nome de Chandrayaan-2, e teve um custo de US$ 141 milhões. 


A organização planeja lançar uma espaçonave usando tecnologia caseira na próxima segunda-feira, e está se programando para pousar na Lua em 6 ou 7 de setembro. A Índia também planeja enviar seres humanos ao espaço até 2022, tornando-se apenas a quarta nação a fazê-lo.

Com a Índia prestes a se tornar a quinta maior economia do mundo, o governo nacionalista do primeiro-ministro Narendra Modi está ansioso para mostrar as conquistas do país em segurança e tecnologia. Por enquanto, um teste com uma arma anti-satélite em março foi realizado com sucesso e, segundo Modi, demonstrou a capacidade do país como potência espacial ao lado dos Estados Unidos, Rússia e China.

As ambições do país estão se desenrolando em meio a uma corrida espacial ressurgente. Os EUA - que neste mês comemoram o 50º aniversário da missão Apollo 11 - estão trabalhando para enviar uma espaçonave tripulada ao polo sul lunar até 2024. Em abril, uma aeronave não tripulada israelense caiu na lua em uma tentativa fracassada em ser o primeiro pouso no satélite natural com financiamento privado.

india envia sonda para lua, sonda indiana pousará na lua em busca de água, programa espacial indiano, missão lunar indiana, notícias astronômicas, astronomia, Missão Chandrayaan-2, Chandrayaan-2

Décadas de pesquisa espacial permitiram que a Índia desenvolvesse tecnologias de comunicações e sensoriamento remoto que estão ajudando a resolver problemas cotidianos, desde a previsão da migração de peixes até a previsão de tempestades e inundações.

A primeira missão lunar da Índia, Chandrayaan-1, cujo nome é sânscrito para “ofício lunar”, orbitou a lua em 2008 e ajudou a confirmar a presença de água. Já em 2013, a Índia colocou um satélite em órbita ao redor de Marte na primeira missão interplanetária do país.

A Chandrayaan-2 terá um módulo orbital, lander e um rover. A sonda transportará uma câmera, um sismômetro, um instrumento térmico e um retrorefletor a laser fornecido pela NASA que ajudará a calcular a distância entre a Terra e a Lua.


Adaptado de: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...