quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sarcófago de Tutancâmon será restaurado para inauguração de museu egípcio

sarcófago de tutancâmon será restaurado, novo museu egípcio, museu egípcio, tutancâmon, sarcófagos de faraós, faraós egípcios, antigo egito, construções egípcias

Próximo às pirâmides de Gizé, o novíssimo Grande Museu Egípcio será inaugurado em 2020 e já conta com sua atração principal. 

O sarcófago banhado a ouro de Tutancâmon – conhecido como o faraó menino, é uma das peças centrais do museu e por isso será restaurado pela primeira vez. A tumba foi descoberta em 1922, pelo arqueólogo britânico Haward Carter, completamente intacta e contendo mais de 5 mil artefatos.


Segundo o Ministério de Antiguidades do Egito, o sarcófago foi transportado do sul do Egito para o museu na semana passada, para que fosse restaurado pela primeira vez em quase cem anos de sua descoberta. 

sarcófago de tutancâmon será restaurado, novo museu egípcio, museu egípcio, tutancâmon, sarcófagos de faraós, faraós egípcios, antigo egito, construções egípcias

A notícia triste é que durante este tempo, a peça acabou sofrendo vários danos, incluindo rachaduras nas camadas de ouro e gesso. O trabalho de restauro irá durar cerca de 8 meses – até a inauguração prevista do museu, que começou a ser construído há cerca de 15 anos.

Tutancâmon foi um faraó da décima oitava dinastia (1332–1323 a.C. ), durante o período da história egípcia conhecido como Império Novo. 

Subindo ao trono aos 9 anos, a descoberta do sarcófago do faraó menino recebeu cobertura da imprensa mundial, despertando um interesse público pelo antigo Egito. A previsão de inauguração do Novo Museu é no final de 2020 e as obras estão sendo parcialmente financiadas pelo Japão.


Adaptado de: Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...