domingo, 11 de agosto de 2019

Características de psicopatas e como identificá-los

psicopatia, sociopatia, características da psicopatia, como identificar um psicopata, identificando psicopata, psicopatia causas, psicopatia sintomas


A psicopatia se caracteriza pela incapacidade de discernir emoções e sentimentos.

A maioria das pessoas tem a errônea ideia de que psicopatas são, necessariamente, assassinos em série ou pessoas que cometem crimes hediondos. Mas nem todo assassino é psicopata, assim como nem todo psicopata é assassino. Os psicopatas são apenas pessoas que não conseguem discernir emoções. 

A psicopatia é um transtorno de personalidade que atinge cerca de 3% da população mundial. Em geral, os psicopatas apresentam uma anomalia no funcionamento do córtex orbitofrontal (região do cérebro responsável por transmitir as emoções). Embora não exista uma causa específica para esta alteração, alguns estudos sugerem que há uma forte influência genética e que a psicopatia não é causada por traumas ou eventos ao longo da vida. 

Por conta da ausência de atividade na região cerebral responsável pelas emoções, o psicopata é uma pessoa apática, incapaz de perceber seus sentimentos e de simpatizar com as emoções dos outros. Este indivíduo é dominado pelo excesso de razão e ausência de emoção, e passa a simular emoções para manipular os outros e alcançar algum objetivo individual, geralmente poder, status ou dinheiro.

Confira na íntegra quais são as principais características de pessoas com tal transtorno, o que torna mais fácil identificá-las.


DIFERENÇA ENTRE PSICOPATIA E PSICOSE

Confira as definições de psicose e psicopatia para não confundir as coisas, tratam-se de transtornos bem diferentes um do outro.

PSICOSE: doença mental que inclui problemas com a realidade, alguns exemplos são: delírios, alucinações, pesadelos, confusão mental e manias; 

PSICOPATIA: distúrbio de personalidade no qual a pessoa domina muito bem a realidade e tem controle excessivo dela. Não apresenta problema na relação com a realidade e não tem alucinações ou delírios, diferente dos psicóticos.



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 
DE UM PSICOPATA

psicopatia, sociopatia, características da psicopatia, como identificar um psicopata, identificando psicopata, psicopatia causas, psicopatia sintomas

São diversos os sintomas causados por esse transtorno, existem muitos livros no mercado que abordam o assunto de uma forma mais aprofundada, baseados em estudos psicológicos e psiquiátricos, porém foram listados nesse artigo apenas as características principais de alguém que sofre de psicopatia, o que facilita a identificação de um psicopata (que pode estar vivendo ao seu lado).

Caso queira se aprofundar um pouco mais, existem diversas referências, porém para quem não tem um conhecimento prévio acerca do assunto, recomendo o livro "Mentes perigosas: O psicopata mora ao lado", uma obra bastante conhecida, até clichê, porém que aborda a temática de forma simples e clara.

mentes perigosas, psicopatia, sociopatia, características da psicopatia, como identificar um psicopata, identificando psicopata, psicopatia causas, psicopatia sintomas



AUSÊNCIA DE EMOÇÕES

Psicopatas tratam as pessoas e os sentimentos como objetos que podem ser descartados a qualquer momento, especialmente quando não possuem mais utilidade. São pessoas frias e egoístas, com um ego bastante inflado, consideram apenas que seu próprio bem-estar é importante. 

Os psicopatas não reagem fisiologicamente a momentos que trazem emoções fortes, sejam elas positivas ou negativas. Além disso, apresentam atividade cerebral reduzida nas estruturas relacionadas às emoções e maior atividade nas regiões da cognição (capacidade de racionalizar). 

Como consequência, são muito mais racionais do que emocionais.



HÁBITO DE MENTIR E MANIPULAR

A mentira e a manipulação são os principais talentos dos psicopatas. 

O lado racional dessas pessoas funciona muito rapidamente e, pela ausência do emocional, não apresentam reações quando estão mentindo. O psicopata é capaz de dizer coisas contraditórias olhando nos olhos de uma pessoa e, muitas vezes, dissimulam para conseguir seus objetivos. 

Quando flagrado em uma mentira, raramente fica constrangido e apenas muda de assunto ou tenta refazer a história para que pareça mais verdadeira.



PRAZER COM O SOFRIMENTO ALHEIO

Por não terem emoções, os psicopatas sentem prazer com o sofrimento alheio.

Frequentemente, procuram prazer de uma forma sádica, como através de tortura física, psicológica e emocional de suas vítimas e, por isso, é comum que o psicopata leve suas relações até a destruição, sendo obrigados a mudar constantemente de ambiente e parceiros.



AUSÊNCIA DE REMORSO

Os psicopatas não sentem culpa, vergonha ou remorso, pois não acreditam que possam errar e não têm medo de uma possível punição por seus atos. 

Embora sejam capazes de verbalizar remorso e pedir desculpas, fazem isso apenas da boca para fora. Por serem egocêntricos e megalomaníacos nunca se apresentam errados, colocando sempre a culpa nos outros.



NARCISISMO E SUPERVALORIZAÇÃO

Pessoas com psicopatia possuem uma visão narcisista e supervalorizada de sua importância, acreditam que são o centro de tudo.

 Psicopatas têm metas irreais e baseadas no senso exagerado das suas habilidades. Normalmente dependem de outras pessoas para viver.


Referências: SBIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...