quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Filmes perturbadores para mexer com seu psicológico



Muitas pessoas se assustam facilmente com filmes de terror ou suspense, isso por diversos motivos, as vezes o telespectador é facilmente impressionável, não gosta de ver sangue (ou tripas), e alguns filmes apelam para sustos a cada cinco minutos, principalmente se tratando do gênero suspense.

Mas para quem já está acostumado com o gênero terror, é necessário algo mais forte do que os filmes convencionais para se impressionar, é aí que entram aqueles filmes que nem são necessariamente de terror ou suspense, porém todos carregam algo em comum, um alto teor de bizarrice, escrotidão e perversidade, frutos de mentes perturbadas.

Geralmente essas obras são produzidas com o único intuito de impressionar, ou melhor, perturbar a quem assiste, na maioria das vezes nem causam medo ou assustam, porém despertam sentimento de aversão tão grande ao ponto de mexer com o psicológico (e até mesmo o emocional) do telespectador.

Confira nesse artigo uma seleção de alguns filmes para desgraçar a sua cabeça.

1. IRREVERSÍVEL

filmes perturbadores, filmes chocantes, filmes macabros, filmes bizarros, irreversível filme

A obra foi escrita e dirigida por Gaspar Noé, e teve seu lançamento realizado em setembro de 2003 no Brasil.

A história do filme é, de certo modo, bem simples, o diferencial da trama é que a mesma passa de trás para frente, ou seja, o filme começa do final e ao longo da obra vamos entendendo o que se passou ali. 

No enredo, dois amigos fazem uma caçada a procura de um sujeito que estuprou a namorada de um deles. Mas eis que se chega ao mote da ação, a cena do estupro em si. 

São cerca de nove minutos de violência e pura agonia, com o intuito claro de deixar o quem assiste bastante desconfortável o suficiente para muita gente deixar a sala do cinema quando o filme estava em cartaz. 

O longa já começa com uma cena de briga que acaba com uma cabeça esfacelada por um extintor de incêndio usado como porrete, já adiantando o telespectador do que viria a seguir.



2. HOLOCAUSTO CANIBAL 

filmes perturbadores, filmes chocantes, filmes macabros, filmes bizarros, holocausto canibal

Com cenas de muito sangue e tripas, torturas, mutilações, empalamento (uma estaca entra pela vagina e sai pela boca, como percebe-se na foto acima), castração e morte de animais, ele chegou a ser proibido em alguns países. 

Com esse pequeno resumo já dá pra saber o motivo desse filme estar aqui nessa lista. Holocausto Canibal é um filme originalmente italiano, vindo a ser lançado em seu país de origem em fevereiro de 1980, sob a direção de Ruggero Deodato. A maior parte das cenas foram gravadas no Brasil.

No estilo found footage, conta o desaparecimento de quatro documentaristas que sumiram após irem para a Amazônia. Um professor, então, tem a brilhante ideia de viajar até o lugar e investigar o caso, o que o leva a encontrar uma gravação que mostra como os desaparecidos foram mortos. 

A partir daí, o que vemos são cenas de câmera tremida “filmadas” pelos documentaristas na tribo canibal onde foram parar. 

Muita gente ainda acreditou que os atores tinham sido realmente mortos no filme, o que o tonou ainda mais popular e infame. Os atores não morreram realmente, mas alguns animais, durante as gravações, sim.



3. PINK FLAMINGOS

filmes perturbadores, filmes chocantes, filmes macabros, filmes bizarros, pink flamingos

Representante da escatologia nesta lista, o filme é um ícone underground. 

O longa foi lançado em Baltimore pelo diretor John Waters, em março de 1972, foram arrecadados nada menos que 7 milhões de dólares, nada mal para um filme cujo orçamento custou apenas 12.000, mas o que torna essa obra tão perturbadora? Bem, a mesmo poderia se enquadrar no gênero comédia caso não fosse repleto de bizarrices e nojeiras.

O roteiro narra uma espécie de competição pelo título de pessoa mais repugnantes do mundo, posto que Divine, uma drag-queen, e sua família têm a honra manter. A disputa é quase só uma desculpa para cenas bizarras, como de sexo com uma galinha (isso mesmo), entre mãe e filho, gente comendo fezes, close em ânus e por ai vai. Repugnância do início ao fim.



4. REQUIEM PARA UM SONHO

filmes perturbadores, filmes chocantes, filmes macabros, filmes bizarros, filmes sobre drogas, requiem for a dream, requiem para um sonho


O filme chegou nos cinemas brasileiros em novembro de 2001, com a direção de Darren Aronofsky e recebeu diversas premiações.

O mesmo mostra a destruição progressiva de cada um dos personagens, viciados, nem todos em drogas (ilícitas) propriamente. Uma das personagens, por exemplo, é viciada em TV (e pílulas com anfetamina para emagrecer). 

No início, todos têm sonhos, que desmoronam à medida que os vícios e a degradação tomam conta. A angústia só aumenta com a edição e a trilha sonora, que ditam o clima quando a ideia é mostrar os efeitos psicológico e físico das drogas. Por abordar um assunto tão real e frequente de uma forma tão intensa, trás uma energia bastante negativa. É do tipo de filme que a gente torce para acabar logo, nem que a solução seja matar os personagens.



5. SALÓ OU 120 DIAS DE SODOMA

filmes perturbadores, filmes chocantes, filmes macabros, filmes bizarros, saló ou 120 dias de sodoma, perversões sexuais

Para fechar a primeira parte dessa postagem com chave de ouro, trago um clássico se tratando de filmes perturbadores. Sob a direção de Pier Paolo Pasolini, o filme de baseia nas histórias (ou perversões) de Marquês de Sade.

Só para se ter ideia, o mal-estar causado por Saló na década de 70, ao ser lançado, fez o filme ser banido de diversos países.

O longa narra 120 dias de torturas sexuais de um grupo de jovens sequestrados por fascistas libertinos. São duas horas de masoquismo, coprofagia, sodomia, mutilações, pederastia e uma infinidade de perversidades dos mais diversos tipos. Decididamente não é um filme para pessoas sensíveis.


Um comentário:

  1. Um outro filme muito perturbador é "A Serbian Film - Terror sem Limites".
    É um filme que choca, e que, de fato, me chocou e assustou muito por conta das cenas violentas.
    E parabéns pelo blog, cheguei agora e estou achando muito interessante.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...