segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Papas mais cruéis e corruptos da história - Parte II

Os piores papas da história.


Confira a primeira parte deste artigo clicando no link abaixo:

________________________________________________________________

Papas particularmente cruéis praguejaram a Igreja do século X ao XVI. 

Nessa época, havia uma enorme promiscuidade entre a política dos nobres e a da Igreja, e pessoas sem qualquer formação religiosa - ou sequer interesse na vida religiosa - podiam chegar ao Trono de Pedro, movidos principalmente pela ambição por ouro e poder.

A corrupção desses papas seria um dos estopins para a Reforma Protestante, que viria mudar a dinâmica do poder entre reis e papas, pondo também uma enorme pressão sobre a Igreja Católica, dando um fim a era dos escândalos.

Confira abaixo cinco dos papas mais cruéis e corruptos da história.


1. INOCÊNCIO IV [1243-1254]

Inocêncio IV, um dos piores papas.

Este não foi condenado por seus contemporâneos. Não se envolveu em nenhum escândalo e o que fez era considerado perfeitamente sensato. Mandou confiscar e queimar todos os talmudes, o livro sagrado extra-bíblico dos judeus - mas tentou evitar que eles fossem linchados pelo populacho e exigiu que os cruzados não os massacrassem.

Mas a parte mais influente de seu legado seria a bula Ad Extirpanda, de 1252. Ela autorizou e regulamentou o uso de tortura pela Inquisição. 

A regra era que não podia haver mortes ou amputações, e que as execuções seriam feitas por autoridades seculares. Estas podiam confiscar a propriedade como ressarcimento pelo serviço prestado. Não é difícil imaginar a que isso levou: condenações por "heresia" por puro interesse econômico.



2. JOÃO XII [955-964]

João XII, um dos piores papas.

Num sínodo, em 963, recebeu diversas acusações. 

Teria fornicado, incluindo com sua sobrinha; estuprado peregrinas; castrado um padre e cegado outro; feito brindes aos deuses e ao diabo. 

Convocou um sínodo para declarar a si mesmo inocente e mandou mutilar ou matar seus acusadores. Acabou morto por um marido ciumento. 



3. ESTÊVÃO VI [896-897]

Estêvão VI, um dos piores papas.

Para agradar aliados políticos, mandou escavar o corpo putrefato do seu pré-antecessor, o papa Formoso, e o pôs num trono para que fosse julgado, no que ficou conhecido como Sínodo do Cadáver. 

Condenado, o corpo teve os dedos cortados, para que todas suas bênçãos fossem consideradas inválidas. Foi enterrado, desenterrado outra vez e atirado ao rio Tibre. 

O julgamento causou escândalo e o papa foi preso e estrangulado meses depois.



4. SÉRGIO III [904-911]

Sérgio III, um dos piores papas.

Julgar cadáveres não era suficiente para Sérgio, que mandou executar seus dois antecessores. Mandou desenterrar outra vez o pobre Formoso, anulou novamente todas suas decisões e providenciou um túmulo mais honrado para Estêvão, que havia morrido em desgraça.

Era também um grande festeiro: seu papado foi o início da “pornocracia”, o domínio das prostitutas com que os papas se cercavam. 

Ele basicamente estabeleceu um bordel na basílica de São João de Latrão. Com uma prostituta, Sérgio teve um filho, que se tornaria o papa João XI (ausente nesta lista, felizmente).



5. BENTO IX [1012 - 2056]

Bento IX, um dos piores papas.

A razão da longevidade de seu papado é que o Benedito o vendeu e se arrependeu. O trono papal foi um presente de seu pai, que comprou ou pressionou os cardeais a colocarem ele "na fila". 

Assumiu pela primeira vez aos 20 anos. 

Acumulando escândalos e decidido a casar, ofereceu a cadeira a seu padrinho, o padre Giovanni Gratian - ao custo de suas "despesas" com a eleição.

Como o casamento não deu certo, voltou à Roma e conquistou a cidade militarmente. Expulso, faria mais uma vez. Foi acusado de assassinatos, estupros, bestialidade, sodomia... enfim, a ficha-corrida média dos piores papas de seu tempo, poderia ganhar o primeiro lugar nessa lista.

O melhor deixamos por último, não é? Nesse caso vai o pior mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...