sexta-feira, 1 de maio de 2020

1° de Maio - A Real Origem do Dia do Trabalhador

Ilustração dos mártires anarquistas de Chicago

Hoje é o primeiro dia do mês de maio, considerado o dia do trabalho (ou dia do trabalhador), o que é sempre achei curioso pois é um feriado internacional, mas ainda assim muitas empresas funcionam nesse dia e consequentemente, pessoas trabalham, inclusive hoje, no momento atual e crítico em que vivemos com essa pandemia do coronavírus, há diversos estabelecimentos abertos.

Mas essa não é a questão que quero abordar aqui, é interessante o quão os fatos que são repassados para nós na escola são distorcidos (ou ocultados), como quando diziam que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, na verdade quem fez a descoberta foi Vicente Pinzón, e convenhamos que não foi bem uma descoberta, está mais para invasão, já que a terra já era habitada.

Não vou entrar no mérito de falar sobre a catequização forçada dos indígenas, a escravidão e tudo mais, deixarei isso para outro post, estou citando tais fatos apenas para ressaltar o quão algumas informações que temos como verdade na realidade são distorções, o ensino muitas vezes é seletivo e visa os interesses do status quo, um exemplo disso é a forma que a religião é abordada como matéria em algumas escolas, ao invés de ensinarem todas as religiões, fazem um proselitismo barato do cristianismo, falo isso pois estudei muitos anos em escolas que nunca sequer falaram de outra religião.

E não foi muito diferente com o 1° de Maio, considerado o dia do trabalhador, mas por que essa data? Qual a origem de tal celebração?



Ilustração dos mártires anarquistas de Chicago


Eu teria que fazer uma longa dissertação e antes disso uma vasta pesquisa, já que sou bastante detalhista e há muitas informações e fatos a serem levados em consideração, apesar de ser um assunto pouco comentado, afinal o sistema tenta esconder a todo custo tais acontecimentos, mas em vão.

Por sorte, há um vídeo que resume bem a origem do feriado de 1° de Maio, considerado o Dia dos Trabalhadores, o mesmo trata-se de um trecho do documentário  "História do Anarquismo - Sem Deuses, Sem Mestres".

Deixarei o trecho que resume em 24 minutos a origem dessa data, porém quem quiser conferir as três partes dos documentários completos.

Os links estarão logo abaixo do vídeo, basta acessar e assistir, dito isso, para quem não conhece, vamos agora saber a origem dessa data tão popular e ao mesmo tempo tão controversa:



Assista aos documentários completos clicando
 nos títulos ou imagens abaixo

(Caso tenha dificuldade em acessar, clique aqui para ver um pequeno tutorial que escrevi ensinando a acessar links externos ao blog)



Capa de documentário da História do Anarquismo, Sem Deuses, Sem Mestres




Capa de documentário da História do Anarquismo, Sem Deuses, Sem Mestres




Capa de documentário da História do Anarquismo, Sem Deuses, Sem Mestres



Organizado e Escrito por: David Alves Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...