segunda-feira, 18 de maio de 2020

Animes de terror totalmente perturbadores

Imagem contendo cenas de animes de terror.

Alguns animes sem dúvida marcaram (e continuam marcando) a vida de muitos, sendo um prato cheio das mais diversas obras e gêneros que a cultura japonesa nos oferece. Diferente das obras ocidentais, a forma como as temáticas são abordadas por tal cultura é bastante peculiar.

Um exemplo cabível aqui onde é fácil notar essa peculiaridade são nas produções de terror, sabemos que os filmes de terror japoneses tem a fama de serem bem intensos e bizarros, não é muito diferente com os animes.

Leia também: FILMES PERTURBADORES PARA MEXER COM SUA MENTE

Para provar isso deixarei abaixo uma lista com animes do gênero, juntamente dos links para assistir, caso queiram conferir por si mesmo.


ANOTHER [ANAZÂ]

Imagem de divulgação do anime Another.

Another é baseado em uma light novel de mesmo título escrita por Yukito Ayatsuji. O anime possui apenas uma temporada com 12 episódios no total. 

A trama gira envolta de um estudante que investiga a razão das mortes misteriosas de seus amigos, para isso ele conta com a ajuda de uma garota com poderes psíquicos, que consegue manter contato com o "mundo espiritual".

Para quem quer começar a acompanhar animes de terror de uma forma "mais leve", recomendo essa obra, por ter um conteúdo denso, porém não tão macabro quanto outros desta lista.

[...]

Assista o anime online gratuitamente clicando no link abaixo:




BOOGIEPOP PHANTOM
 [BOOGIEPOP WA WARAWANAI]

Imagem de cena do anime Boogiepop Phantom.

Uma outra opção são as antologias, que contam histórias isoladas que se interligam no decorrer do anime. No caso de Boogiepop Phantom, as histórias estão ligadas por uma lenda urbana japonesa intitulada Boogiepop, a personificação da morte. 

Assim como Another, esse anime possui apenas uma temporada com 12 episódios, o enredo se passa num período de cinco anos, mesclando o passado e o presente, mostrando uma série de desaparecimentos e mortes, que podem ser reais ou não, já que a narrativa mistura realidade e fantasia, passado e presente, fica difícil saber o que realmente aconteceu.

Isso só deixa a obra ainda mais misteriosa.

Adendo: Em 2019, exatos 19 anos após sua estreia, Boogiepop Phantom ganhou sua continuação, segundo a crítica, mantendo elementos precisos do original, dessa vez contanto com 16 episódios.

[...]

Assista os animes online gratuitamente clicando nos links abaixo:




HELL GIRL [JIGOKU SHOUJO]

Imagem de divulgação do anime Jigoku Shoujo.

Jigoku Shoujo conta a história de uma garota (que na verdade é uma entidade espiritual) chamada Ain Emma, que realiza pedidos de vinganças feitos através do site Jigoku Tsuushin, enviando o destinatário do pedido para o inferno.

A primeira vista parece ser uma proposta simples, mas a forma como a mesma é trabalhada torna muitos momentos tensos e angustiantes de se ver.

Jigoku Shoujo fez tanto sucesso que ganhou duas sequências, uma intitulada Jigoku Shoujo Futakomiri, criada e exibida no Japão entre 2006 e 2007. A terceira temporada foi chamada Jigoku Shoujo Mitsuganae, exibida em 2008.

Além das séries de anime, foi realizada uma adaptação para mangá em 2005 pela revista Nakayoshi, as obras foram escritas por Miyuki Eto.

Por último, uma adaptação em live-action, dirigida por Makoto Naganuma, contando com 12 episódios com cerca de 30 minutos, foi exibida no Japão em meados de novembro de 2006.

No brasil o anime foi popularizado com o nome de "Hell Girl".

[...]

Assista os animes e o live-action online gratuitamente clicando no link abaixo:




JUNJI ITO COLLECTION 
[JUNTI ITÔ: KOREKUSHON]

Imagem de divulgação do anime Junji Ito Collection

Esse é um clássico, se a lista fosse hierárquica,
 tenho certeza de que este anime estaria em primeiro lugar.

O anime é uma adaptação das obras de mangá do artista Junji Ito, cujo nome intitula seus trabalhos. O enredo é antológico, cada episódio conta histórias diferentes e, apesar de não ser sequencial, alguns personagens ressurgem ao longo da obra.

Junji Ito Collection é definitivamente perturbador, as animações conseguem retratar de forma satisfatória os horrores exibidos nos quadrinhos, que vão do absurdo ao chocante, uma obra surreal.

O anime estreou em 2018 e conta com 12 episódios acompanhados de 2 OVAs, decididamente é a obra que recomendo para quem quer começar assistindo algo mais pesado e realmente perturbador.

[...]

Assista o anime online gratuitamente clicando no link abaixo:




PARANOIA AGENT [MOUSOU DAIRININ]

Imagem de divulgação do anime Mousou Dairinin.

Mousou Dairinin (também conhecido como Paranoia Agent, é um anime produzido pela Madhouse sob a direção de  Satoshi Kon, exibido em 2004, contando com 13 episódios.

O enredo gira em torno de um caótico fenômeno causado por um jovem serial killer conhecido como Lil' Sluger, que atua na cidade de Musashino, em Tóquio, tirando a paz do lugar ao cometer diversos assassinatos. 

Nenhuma das vítimas são capazes de lembrar-se do rosto do jovem, as investigações se tornam mais ríspidas e as mortes continuam ocorrendo, o que deixam os investigadores desesperados. Na medida que cada personagem se torna o foco da história, as pontas soltas vão se ligando, detalhes são revelados sobre suas vidas secretas e a verdade sobre Lil'Sluger.

Mousou Dairinin se enquadra na categoria de terror psicológico, o clima de suspense e tensão só aumenta ao decorrer dos episódios, nos fazendo ficar apreensivos e trazendo um desfecho bem inesperado.

[...]

Assista o anime online gratuitamente clicando no link abaixo:




PARASYTE: THE MAXYM
 [KISEIJÛ: SEI NO KARYRITSU]

Imagem de cena do anime Kiseiju Sei No Kayritsu

Kiseiju, conhecido popularmente como Parasyte é um anime que mescla terror com ficcção cientítifica, o mesmo foi adaptado de um mangá de Hitoshi Iwaaki, do mesmo título, lançado 24 anos antes do anime.

A trama gira em volta de Izumi Shinichi, um estudante que de 17 anos. Em uma noite, alienígenas invadem a terra tomando controle do cérebro de hospedeiros humanos ao entrar por suas orelhas ou nariz. 

Um desses hospedeiros tenta invadir o cérebro de Izumi, que o impede parcialmente, fazendo com que a criatura alienígena tome controle de apenas uma parte de seu corpo.

A partir desse ponto começa uma bizarra história, em uma luta dupla pela sobrevivência, tanto do jovem quanto do parasita que vive em simbiose com o mesmo, algumas das cenas são no mínimo agonizantes.

Adendo: Entre 2014 e 2015 dois filmes live-action baseados no anime foram lançados. A obra foi adaptada pelo estúdio Toho em dois filmes dirigidos por Takashi Yamazaki. A primeira parte, Parasyte: Parte 1, foi lançada em novembro de 2014 e a segunda parte, Parasyte: Parte 2, foi lançada em abril de 2015.

[...]

Assista o anime e os live-action's online gratuitamente clicando nos links abaixo:

— Parasyte - Live Action: Parte 2 —



THE PROMISED NEVERLAND
 [YAKUSOKU NO NEVERLAND]

Imagem de divulgação do anime Yakusoku no Nerverland.

Yakusoku no Nerverland, traduzido como Promised Neverland é outro anime baseado em um mangá, escrito por Kaiu Shirai, contando com 12 episódios.

O thriller se passa em um orfanato onde tudo se parece normal, até que por um acidente, uma das crianças ao sair acaba sendo morta. Graças ao trágico acontecimento, aos poucos, os personagens vão percebendo que estão presos ali, pois demônios rondam o local buscando se alimentar de carne humana.


Enquanto isso, um grupo de três jovens com a ciência do que está ocorrendo naquele bizarro ambiente, tentam libertar os órfãos impendido que "Mama", a entidade encarregada de cuidar do lugar continue com seu terrível plano.


Adendo: Uma segunda temporada foi anunciada no mesmo dia em que foi lançado o último episódio da primeira temporada e a estreia estava programada para outubro de 2020, porém devido a pandemia do coronavírus, a sequência foi adiada para janeiro de 2021.



[...]


Assista o anime online gratuitamente clicando no link abaixo:





YAMISHIBAI: JAPANESE GHOST STORIES
 [YAMI SHIBAI]

Imagem de divulgação do anime Yami Shibai.

Yami Shibai: Japanese Ghost Stories (ou Theatre of Darkness), é uma série antológica de animes de 2013, tendo no total cinco temporadas e 88 episódios.

Outro clássico, ficando lado a lado com Junji Ito: Collections, falo isso pois são os mais aclamados (e os meus favoritos), sem desmerecer os outros títulos.


A metodologia usada pela série para produzir seus episódios é baseado em uma forma de teatro de rua popular no Japão conhecida por Kamishibai. Yami Shibai é um anime obrigatório para os fãs de terror, os 88 episódios no total nos dão uma boa visão acerca do folclore japonês, com enfoque, é claro, no horror.

A obra é de uma das mais criativas obras de terror japonês contemporâneo, trata-se de uma antologia perturbadora. Os episódios são curtos, tendo no máximo cinco minutos, o que torna a obra excelente para quem quer conhecer melhor as lendas urbanas japonesas contadas nas histórias.


[...]



Assista os animes online gratuitamente clicando nos links abaixo:


[...]

Espero que tenham curtido o artigo, para quem gosta de animes ou obras de  terror, essa quarentena é o momento perfeito para conferir tais obras. 

Irei assistir alguns (se não todos) os animes acima, e se possível, escrever uma análise individual para cada uma delas aqui no blog, começando por Junji Ito Collection, assisti recentemente e a obra me agradou bastante.

Caso tenham sugestões de animes para a segunda parte deste artigo, sintam-se a vontade para comentar e, se algum dos links der problema entrem em contato através dos comentários ou do nosso e-mail: blogmortalha@gmail.com


Referências: Wikipédia e TecMundo

Um comentário:

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...