sábado, 4 de abril de 2020

Lords of Chaos: Finalmente lançada a versão brasileira do polêmico livro

Imagem de divulgação do filme Lord of Chaos, contendo três pessoas com as mãos levantadas enquanto uma igreja pega fogo mais a frente, fazendo referência à queima de igrejas da década de 90 na Noruega.

Lords of Chaos trata-se de um livro lançado oficialmente em 1997 pelos autores Michael Moyniham e Didrik Søderlind, o mesmo conta a história dos polêmicos acontecimentos que permearam a Noruega durante os anos noventa.

A ascensão do Black Metal (e satanismo) na época junto da crescente onda de revolta contra status quo (já que a Noruega possuía raízes pagãs, antes de ser "infectada" pelo cristianismo), isso resultou na queima de diversas igrejas como forma de protesto, dentre outros crimes, como homicídios.

O livro deu origem ao filme de mesmo título, lançado ano passado (2019), contando a mesma história, agradando e desagradando muitos fãs do Black Metal, inclusive músicos que participaram dos eventos criminosos na década de 90, como por exemplo, Varg Vikernes, da "banda de um homem só", Burzum.

Já escrevi uma análise sobre o filme Lords of Chaos aqui no Blog Mortalha, 
para lerem basta acessar o link abaixo:



Depois de mais de duas décadas, finalmente o livro Lord of Chaos chega ao Brasil, ganhando sua versão em português. A edição nacional vem em formato de luxo com capa dura e em tiragem extremamente limitada. 

O lançamento oficial ocorrerá no dia 10 de julho, porém já está em pré-venda pelo site da editora, com 30% de desconto, neste link.

Confira abaixo capa e a sinopse original da obra:


Capa da versão brasileira do livro Lords of Chaos

“A história mais incrível da história da música... 
um livro realmente pesado” — Kerrang!

No final do último milênio na Europa, mais de cem igrejas foram queimadas e profanadas por pessoas relacionados ao Black Metal, certamente a mais extrema das correntes musicais.

Aderindo a uma verdadeira guerra sacrílega, as bandas de Black Metal e seus fiéis e obcecados fãs deixaram um legado implacável de suicídios, assassinatos e terrorismo que ultrapassou as fronteiras da Noruega, chegando à Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.

Escrito por dois jornalistas pessoalmente interessados nos fatos, a aclamada obra LORDS OF CHAOS finalmente é lançada em português, em sua edição mais recente e atualizada. A edição nacional chega em formato de luxo, capa dura, em tiragem extremamente limitada.

Com centenas de fotos raras e dezenas de entrevistas com músicos, padres, policiais, fãs e os principais protagonistas dos eventos narrados, LORDS OF CHAOS se tornou um livro aclamado por milhares de fãs em todo o mundo, servindo de inspiração para o filme de mesmo nome, lançado em 2019, bastante elogiado pela crítica especializada. 

Uma obra essencial não apenas para os fãs de Black Metal, mas para todos que desejam se aprofundar nos aspectos formativos de um gênero musical que influenciou toda uma geração. 

A tradução da obra está a cargo de Tavos Mata Machado, doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, tradutor e professor de inglês. Através de seu canal no Youtube, chegou a fazer um vídeo bastante interessante sobre o filme LORDS OF CHAOS, que pode ser conferido aqui:




Por: David Alves Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!