sábado, 11 de julho de 2020

Estudo aponta que fãs de filmes de terror lidam melhor com a pandemia

Filmes de terror na quarentena, imagem ilustrativa de um texto sobre os benefícios dos filmes de terror para a saúde.

"Consumidores de conteúdo de horror tendem a ter menos problemas psicológicos", diz Coltan Scrivner, da Universidade de Chicago.

Nessa quarentena diversos estudos científicos estão sendo feitos, e inúmeros são os publicados, dentre estes, alguns comentam acerca do comportamento das pessoas perante o Covid-19, e também as reações emocionais e psicológicas desencadeadas pela pandemia/quarentena.

Alguns destes um pouco peculiares, como um estudo divulgado recentemente, que comprova que fãs de terror estão suscetíveis a lidarem melhor com a situação pandêmica. O estudo foi feito por um grupo de psicólogos da universidade de Chicago.



A pesquisa foi motivada por uma pergunta do editor de notícias da New Scientist , Penny Sarchet. Em uma conversa no Twitter, caso queira conferir a notícia no site oficial da New Scientist, basta acessar o link abaixo:

NEWSCIENTIST | OS FÃS DE FILMES DE TERROR SÃO MELHORES EM LIDAR COM A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

Filmes de terror na quarentena, imagem ilustrativa de um texto sobre os benefícios dos filmes de terror para a saúde.

O estudo realizado pela Universidade de Chicago, ainda afirma que indivíduos que "possuem uma curiosidade mórbida", através de um teste de personalidade, também tem tendência para lidar melhor com a pandemia.

A pesquisa, apesar de não apontar uma causa única, demonstra que os fãs de filmes de terror não encaram a pandemia como algo plenamente negativo, disse o psicólogo Coltan Scrivner para a News Scientist:

"O que sugeriu para nós, que talvez com horror
se tenha uma regulação emocional".

Filmes de terror na quarentena, imagem ilustrativa de um texto sobre os benefícios dos filmes de terror para a saúde.


Ou seja, o medo é tido como um desafio, por mais que um filme de terror assuste uma pessoa, ela supera seu medo através de uma "curiosidade mórbida" e continua assistindo, até entretida.

Com essa visão, os obstáculos juntamente com o medo, se tornam um desafio a superar, sendo mais uma ação psicológica e emocional.

O estudo é recente e voltado para a pandemia do Covid-19, porém notícias do tipo já circulam os meios acadêmicos e virtuais, faça uma pequena pesquisa, e comprove que assistir filmes de terror faz bem pra saúde, tal fato já foi comprovado cientificamente

Uma das explicações para isso é que:

"O aumento do movimento dos glóbulos brancos tem sido atribuído à resposta do corpo ao medo, que estimula o sistema imunológico e pode ajudar no impedimento de doenças."

Filmes de terror fazem bem para a saúde.

Diz o site Fala! Universidades, em uma matéria onde aborda detalhadamente os benefícios que filmes de terror podem trazer para saúde, e até mesmo relacionamentos, confira o artigo completo no link abaixo:

FALA! UNIVERSIDADES | POR QUE ASSISTIR A FILMES DE TERROR É BOM PARA A SAÚDE?

Existem diversos artigos, matérias e tópicos que falam sobre esse assunto, que é longo demais para comentar em apenas um tópico ou artigo.

Uma série de artigos sobre tais pesquisas é uma ideia interessante. 
Quem sabe?!


Escrito por: David Alves Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é bem vinda!